Fotografar Para Sempre

Blog de um sempre estudante de fotografia.

7.10.04

Lauren Greenfield, histórias da cultura ocidental feminina

Muitos de nós fotógrafos, que aspiramos a concretizar uma grande reportagem de fotojornalismo pensamos imediatamente em países longínquos, exóticos, em guerras pensamos no trabalho de Sebastião Salgado ou Steve McCurry.


Laureen Greenfield fotografa aquilo que está ao alcance de muitos de nós, a cultura ocidental feminina e algumas das suas contradições e particularidades. O que lhe interessa são as pequenas histórias, pois a nossa sociedade é também feita de pequenas histórias.

A condição feminina, a escola, a universidade e as diversas fases da adolescência são frequentemente objecto de trabalho para LG. As transformações do corpo a que as pessoas se submetem afim de realizarem melhorias na sua beleza pessoal é outro dos temas recorrentes no trabalho da fotógrafa.

Pela observação do seu trabalho, na minha opinião Greenfield tem uma postura altamente crítica aos assuntos que fotografa. Pessoalmente partilho de muitas das suas opiniões, e penso que ver o seu trabalho leva-nos a reflectir sobre a nossa cultura ocidentalizada.


Se pela observação do trabalho de Steve McCurry e Amy Vitale tomamos mais consciência dos problemas das sociedades do médio e extremo oriente, através do trabalho desta fotografa tomamos consciência de alguns dos nossos problemas.

Ver o trabalho de Laureen Greenfield

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home