Fotografar Para Sempre

Blog de um sempre estudante de fotografia.

8.10.04

Lomografia: vê, aponta e dispara - sem pensar

A lomografia é antes de mais um estilo de fotografia, a máquina utilizada nesta é por definição muito barata, e por tradição uma lomo. Caracteriza-se por uma falta total de preocupações técnicas com a fotografia. Normalmente a acção de fotografar é rápida, sem preocupações com focagem enquadramento, exposição ou quais quer outras. "Vê, aponta, dispara - sem pensar".


Lomo
significa " Leningradskoye Optiko Mechanichesckoye Obyedinenie" e foi uma empresa de óptica na União Soviética que iniciou a produção de máquinas para uso militar, e mais tarde civil. Só nos anos 80 foi iniciada a produção em massa das lomo, com o objectivo de propaganda do estilo de vida da união soviética.

O interessante das máquinas lomo é precisamente a sua imprecisão e falta de qualidade óptica, que foi transformado em potencial criativo. A imprevisibilidade duramente rejeitada por outras correntes fotográficas e pelos fotógrafos profissionais é aqui abençoada. Muitas das fotografias apresentam fortes aberrações cromáticas, sub ou sobre exposição, desfocagem etc...

Este estilo de fotografia deu origem a uma espécie de culto. Existem grupos de lomografia, exposições, intercâmbios, safaris fotográficos. Estima-se em 300.000 o número de pessoas associadas á "Lomographic Society". Esta organização é responsável pela distribuição das máquinas e pela organização das exposições. O famoso fotógrafo japonês Nobuyoshi Araki é um dos fotógrafos que aderiu á lomografia.

Tipicamente a lomografia aparece exposta em painéis com dezenas, e ás vezes centenas de imagens, raramente em imagens individuais. Se não existe cuidado a fotografar, existe muto cuidado a expor e na construção dos painéis, com um estudo cuidadoso na ordem e tamanho das fotografias.

Máquinas típicas da lomografia:

Lomo LC-A - A clássica, que deu origem ao fenómeno lomo.

Holga 120 SS - Máquina de médio formato

Máquinas tipo "Sampler" - São máquinas de plástico, que fazem 4 fotografias num segundo, sendo assim capazes de registar o movimento e apresentá-lo decomposto numa única fotografia.

Zenit - Máquinas 35mm, tipo reflex.

Seagull - Médio formato, tipo "Rolleyflex"


Links de lomografia:

- Lomographic Society International, responsável pelo fenómeno lomo.

- Embaixada lomográfica de Lisboa.

- Embaixada lomográfica do Porto.

- Embaixada lomográfica Espanhola.

- Fabricante das máquinas lomo.

- Galeria com típicas lomografias.

3 Comentários:

  • At 12:25 da tarde, Blogger Rivera said…

    Olá! Não sabia que também tinhas um blog, ou melhor, dois :)
    Estão os dois muito giros, em relação à lomografia é uma coisa que quero experimentar desde que um amigo meu comprou uma lomo. Acho que dá para fazer coisas bem interessantes.

     
  • At 4:02 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Onde posso Comprar uma máquina Lomo em portugal? renato.matos@sapo.pt

     
  • At 10:43 da tarde, Blogger Osvik said…

    Bom dia. Tente perguntar aqui:
    http://www.lomografiaportugal.com/

     

Enviar um comentário

<< Home