Fotografar Para Sempre

Blog de um sempre estudante de fotografia.

25.9.04

Daniel Blaufuks...

Daniel Blaufuks nasceu e iniciou a sua formação como fotógrafo em Lisboa. Estudou ainda em Londres e Nova Yorque. Dedica-se essencialmente á fotografia de autor, da qual realiza exposições.

Além da sua fotografia, a forma como expõe a mesma, por vezes menos convencional, é cuidadosamente estudada. No seu site podemos ver imagens das suas muitas exposições.

Ao contrário de outros autores, que mantém um estilo que os identifica claramente, Blaufuks parece preferir a diversidade entre alguns projectos, mantendo como principal constante a importância da cor nos seus trabalhos. Contudo cada projecto é visual e conceptualmente coerente consigo próprio. Outro pormenor interessante do seu trabalho é a reutilização de algumas fotografias em diferentes projectos.

Da sua obra "offline" conheço particularmente bem dois projectos: London Diaries, de 1994 e Collected Short Stories, de 2003. Em ambos os casos foram livros que vi e admirei várias vezes. São fotografias que me remetem para uma certa solidão profunda mas agradável, particularmente no caso de "Collected Short Stories". Aliás este livro parece ser, alem de um projecto por si próprio, um reutilizar de imagens de outros projectos.

Como crítica final, deixo a sugestão de que venha a disponibilizar uma tradução do seu site em português; uma vez que é em Portugal que iniciou os seus estudos e continua a ser em Portugal que expõe mais frequentemente.

Ver site de Daniel Blaufuks, principalmente suas "prints" e "contactsheets".

24.9.04

O inconfundível David LaChapelle

Nas suas fotografias o elemento produção é levado até ás últimas consequências. Desde a escolha dos modelos, dos sítios, das ideias, da maquilhagem sofisticada, do fabrico de roupas e adereços... Depois da imagem captada, a a pós produção digital encarrega-se de criar uma perfeição artificial típica de LaChapelle.

As cores fortes e saturadas, o irrealismo das suas imagens, um certo ambiente "Pop", humor, modelos conhecidos e celebridades são outros dos ingredientes de DLC.


Além das fotografias o visitante do site não deve deixar de ver os seus vídeos, e o seu trabalho com Elton John para criar um espectáculo musical em Las Vegas. Ainda há as capas de revista, capas de cd, publicidade, e o filme!

Ver David LaChapelle

23.9.04

As cores tristes de Nadav Kander

Interpretar a fotografia de Nadav Kander é um exercício difícil, como tal deixo a cada um a sua interpretação. Gostei do trabalho do fotógrafo pelo sentimento de tristeza profunda que as suas fotografias me provocam.


NK interessa-se, entre outros temas, pelo corpo humano e suas mutações e interacções. Tem enquadramentos pouco habituais e prefere os tons frios, sombrios e pouco naturais. Alias se há algo em comum na sua obra actual é uma palete de cores e tons que utiliza.

Apesar do invulgar das suas fotografias na área comercial, Kander já realizou alguns trabalhos comerciais. O seu site pode ser um pouco lento, mas merece a paciência necessária para aceder ao seu trabalho.

Portfolio de Nadav Kander

22.9.04

Sally Mann e a sua família

Nasceu e vive ainda hoje Lexington, Virginia (EUA). "Portraits of Young Women" (1988)" e "Immediate Family" são os seus trabalhos mais conhecidos.


A intimidade das fotografias de Mann é impressionante. É como se todos os momentos mais secretos fossem registados. A infância de cada um de nós revê-se naquelas fotografias, as brincadeiras, os sorrisos, os momentos de brincadeiras...

Devido a algumas fotografias de nudez, que expôs os seus filhos, Sally Mann é também uma autora controversa nalguns meios muito conservadores. Contudo um olhar atento nas fotografias mostra uma nudez simples e inocente, obviamente não sexualizada, que em nada denegriu a imagem de seus filhos.

O trabalho desta autora é uma referência obrigatória na história da fotografia, o seu trabalho está em vários museus e publicado em vários livros.

A fotógrafa utilizou uma câmera 8" x 10", com cerca de 100 anos para produzir estas fotografias, conseguindo desta forma uma qualidade e tom únicos. É para muitos uma surpresa descobrir que esta espontaneidades e naturalidade foram conseguidas com uma câmara de tão difícil manuseio. Este tipo de trabalho, parece prestar-se mais á tradicional Leica M_ silenciosa e discreta, mas não foi esta a escolha de Sally.

Uma parte significativa do seu trabalho pode ser vista nesta página de homenagem:

www.sallymann.org

21.9.04

Ami Vitale, uma fotojornalista a nível mundial

Ami Vitale é uma fotojornalista independentente com base em Nova Deli, já contemplada com diversos prémios e bolsas. A sua fotografia, totalmente no campo do fotojornalismo e quase sempre a cores, cruza histórias dramáticas com fotografias muito belas.


No seu site, apresenta fotografias que contam histórias em: Gujarat, Puskar, Varanassi, Kashmir, Médio Oriente, Angola, Mauritânia, Praga, Balcãs e Argentina.

Cada fotografia está devidamente legendada, e integrada num trabalho / projecto próprio, também este sumáriamente explicado.

Ver o site de Ami Vitale

20.9.04

Yann Arthus-Bertrand, o mundo visto do ar

A terra vista do céu é talvez o projecto mais arrojado deste fotógrafo, e sem dúvida o que merece maior destaque. Apresenta imagens aéreas de cerca de 77 países! Quase todas as fotografias, além da sua beleza formidável, foram escolhidas de forma a apresentarem uma posição política sobre o mundo, o que faz deste um projecto fantástico. Os textos que acompanham cada fotografia, explicam o que foi fotografado e porque foi fotografado. Dão ainda as coordenadas de latitude e longitude de cada fotografia. Se pensarmos no tempo, trabalho e custo deste projecto, podemos concluir que este pode figurar entre os mais colossais do nosso tempo, fazendo jus á expressão que dá titulo ao blog "Fotografar Para Sempre".


O projecto sobre cavalos é também sem dúvida excelente. O autor efectuou, usando as técnicas da fotografia de estúdio com uma iluminação soberba , retratos de muitos cavalos em muitos países, incluindo Portugal. Alguns dos cavalos são fotografados sozinhos, outros com os seus tratadores ou donos, noutros ainda todo o ambiente do estúdio é retratado. Quase tudo o que se pode dizer do projecto sobre cavalos aplica-se também sobre o seu projecto sobre gado.
A qualidade da luz e da cor, nas fotografias de Yann é praticamente sempre impecável. Esta, a par da extensão e profundidade de cada um dos seus projectos, constitui a principal força do seu trabalho.

Ver o trabalho de Yann Arthus-Bertrand, disponível em Francês, Inglês e Espanhol.


A maioria das fotografias deste fotógrafo podem ser utilizadas como fundos de ecrã no computador, e estão disponíveis nas resoluções 800x600 e 1024x768.

19.9.04

Howard Schatz, a beleza do corpo

O que mais me impressiona no trabalho de Schatz, é sem dúvida os seus trabalhos subaquáticos. O fotógrafo utiliza as potencialidades da fotografia subaquática (Underwatter), para realizar fotografias muito diferentes do que estamos habituados a conhecer como "fotografia subaquática". Mesmo fora de água a água está presente em muitas das fotografias de Howard.


O corpo humano, nomeadamente o corpo feminino e o seu revestimento de pinturas, tecidos e acessórios constituem a outra base do seu estilo, onde a cor é um elemento importante. Nos capítulos sobre dança, sobre casais e no capítulo sobre o corpo humano, é a forma dos músculos e pele que se tornam um elementos chave.

Realizou ainda fotografias ilustrativas e retratos para capas de revista, nomeadamente para a "Time". Tem fotografias "Beauty" muito interessantes... E não se deve deixar de ver as fotografias de recém nascidos, de crianças e os seus filmes.

O site do seu portfolio é bastante longo, mas que merece uma visita completa e atenta.

Site de Howard Schatz